segunda-feira, 29 de julho de 2013

É SEMPRE ASSIM



Das viagens, o melhor
é o sentimento que tenho
de querer voltar,
comprovação inequívoca
de que, onde estou, sou feliz.

O outro lado do muro é apenas
o outro lado do muro,
e por mais outro lado do muro que seja,
nunca com mais magia,
não tão sedutor,
muito menos páreo 
para onde volto.

Ainda que em um quatro estrelas,
sinto falta da minha cama,
do café da Deusa,
da caminhada no Itapoã,
da Esquina do Pecado,
da feira livre 
que resiste heroicamente
e onde,
 aos domingos pela manhã,
com alegria infantil 
patente no rosto,
compro sempre 
queijo minas bem molengão,
namoro a moenda da cana,  
como pastel frito na hora,
de palmito com carne moída. 

Passo na banca 
de jornal da Teresa,
debruço-me 
no cais do Rio Paraíba,
curto a ponte,  
os sobrados “art-nouveau”
da Rua Angélica 
onde no número 23
 nasci.

Por minha cabeça passam
o Grupo Joaquim de Macedo,
 Colégio Nilo Peçanha,
 Medianeira,   
Tênis Clube,
as matinês do 
cine Brasília,
 bossa nova,  
noites de domingo,
 Bloco do Sereno, 
os carnavais e,
 muito forte,
o porão da casa 
da dona Irene.

Não, 
o paraíso nunca foi 
nem há de ser,
ao menos nesta encarnação,
o outro lado do muro.

O paraíso é aqui.



17 comentários:

  1. Em Miami o nosso cônsul, ao me saber de Barra do Piraí, perguntou-me:Conheceu o Ítalo Zappa?
    Acenei que sim. Disse-me: Em certa ocasião, de férias, convidei-o para uma temporada em Paris. Respondeu-me: - "Está louco? Eu vou é para Barra do Piraí.

    ResponderExcluir
  2. Dea Lúcia Amaral - LEMBREI DA CASA DA VOVÓ TIDINHA, DO BECO DA CARIOCA, DE PESCAR NA PONTE COM VOVÔ, DA LOJA DE DOCES QUE ESQUECI O NOME , DO BTC, DO ITAPOÃ, DO DR. TACINHO QUE CUIDOU DE MIM COM FEBRE REUMÁTICA , DO MEDIANEIRA, DAS AMIGAS, DA TIA TITA E DO SEU ISMAEL QUE ME DEIXOU UM IRMÃO PELO CORAÇÃO QUE EU AMO DEMAIS QUE HOJE PARTIU PARA O ASTRAL !!!! DESCULPEM MAS EU PRECISAVA BOTAR PRÁ FORA ISSO TUDO !!!! AMO BARRA DO PIRAÍ !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Maria Aparecida Pedroso Bastos - Orlando, acho que o paraíso fica onde nós ganhamos colo. Eu morei uns tempos no Rio de Janeiro e adorava,mas quando precisava de colo, vinha para nossa Barra do Piraí.....mãe, pai, irmãos, amigos,etc...

    ResponderExcluir
  4. Vanine Moraes - Como sempre, lindo texto Orlando Pimentel!!!
    Me fez refletir e concluir que o paraíso é a casa da minha vó

    ResponderExcluir
  5. Deusa alves Pereira Coutinho - Muito bom!!!!!! Adorei!!!!!! É assim que me sinto quando estou fora de Barra,a volta é tudo de bom!!!!!! As recordações ......que viagem!!!!Obrigada pelo carinho,adorei em saber que o café faz parte de momentos agradáveis de sua vida.

    ResponderExcluir
  6. Mariano escreveu: "os sobrados parecem ainda intactos registrando aquela época... dizem que a gente para no tempo em que éramos jovens, e talvez isso explique sua paixão por Barra do Piraí. Com a sua poesia, fico imaginando como essas construções mexem com suas memórias afetivas - de sua infância, juventude, depois como marido e pai, de seus pais, enfim, de sua vida. Sua identidade se mistura com a cidade. Mesmo já tendo ido a EUA, Paris e China, Barra do Piraí será sempre seu refúgio, seu porto seguro, sua vida."

    ResponderExcluir
  7. Dea Lúcia Amaral escreveu: "Orlando embora eu não more em Barra desde 1962 me deu uma saudade imensa de retornar não para minha caminha mas para minha terrinha !!! As raizes são fortes !!!! bjs em todos"

    ResponderExcluir
  8. Paulino Ferreira Campos escreveu: "QUE POEMA LINDO! NEM PEDI LICENÇA E JÁ MANDEI PARA ALGUNS AMIGOS MEUS."

    ResponderExcluir
  9. Virginia Vilela - "Maravilhoso, Orlando Pimentel!!! Voltei no tempo através dos seus versos. Parabéns!"

    ResponderExcluir
  10. Cybele escreveu: "Mais uma vez e mergulhamos no passado levados por suas mãos de poeta sensível e generoso. Voltar realmente é sempre melhor. Lá fora , após alguns dias em que pés e olhos ficam fatigados de tantas novidades, desce de repente uma nostalgia de nossa terra e de nossas coisa que estão em nossa querida Barra."

    ResponderExcluir
  11. Zila Marinell escreveu: "Eu morava nesse prédio também ! Rua Angélica nr 11. Éramos vizinhos ! Conheci seu pai sua mãe Cybele e você. O tempo passa muito rápido!!"

    ResponderExcluir
  12. Amelia Norgan escreveu: "Lindo poema..tbm tenho saudades, de tantas coisas,que estao ditas aí...!!Quanta saudade..!!"

    ResponderExcluir
  13. Angela Santos Quintela escreveu: "Muito bom saber viver e ser feliz ! Tão bom lembrar de tanta coisa ...."

    ResponderExcluir
  14. Vania Neves escreveu: "Lindo e verdadeiro.Sinto muitas saudades. Quando morava ai iamos ao cine Esperanca,. Era do lado da Esquina do Pecado.Otimos tempos. Bom fim de semana."

    ResponderExcluir
  15. Este poema deduz a satisfação do retorno ao nosso amado rincão!!! Muito bom, meus parabéns!!!

    ResponderExcluir
  16. Maria Célia Marques escreveu: -"Das viagens o melhor é o sentimento. O outro lado do muro é o espelho de Alice. Que, ao seguir o coelho, cai em um buraco, sob uma queda lenta e segura. Chegando ao chão, percebe-se num salão redondo e cheio de portas. Porém, nenhuma estava aberta, até mesmo uma minúscula, pela qual só pode espiar pela fechadura com um dos olhos e ver que, do outro lado, existia um jardim lindíssimo, o melhor jardim que ela já vira. Mas a porta também estava fechada, como chegar até o jardim? É o que todos queremos. Mas tudo é permeado pela reflexão do espelho e por regras e peças do jogo de xadrez. Apenas um olho adulto consegue transpor a barreira das metáforas. Orlando, sua água fresca está no seu paraíso."

    ResponderExcluir
  17. Exatamente assim..rs. Atravessei o muro para lá mas uma imensa vontade de pular para cá....para minha Barra querida, onde cresci e transformei sonhos em realidade...

    ResponderExcluir