domingo, 20 de janeiro de 2013

O IMORTAL BTC




Em manhã luminosa de domingo,
na pérgula da piscina do BTC de hoje,
sentei-me sozinho em uma mesa,
 e pedi ao garçon Jair uma brahma.

Olhei ao meu redor examinando, atentamente, o clube.
Depois, enquanto aguardava a cerveja, 
fechei os olhos, voei. 

Não, este não é o BTC. 

Onde a sede velha? 
O que fizeram com as varandas?

Quero abraçar o Edyl de Mattos Moraes
e acarinhar o grande Nelson Teixeira.

Vim para o carnaval.
Preferência? 
Mesa perto do “Sapo”.
Garantia de “cuba” e o escamoteio da “lança”.

E o maestro Toledo que não começa?



Paro na mesa do Jair Asmar,
certeza de uísque.


Passam George do Seu Milton, de pandeiro, 
e Jair Anchite, "metade homem, metade mulher”

Alguém canta o refrão do hino:
“Azul do céu, branco da paz.
A alegria é você quem faz”.

A voz do garçom ao meu lado,
trazendo a cerveja, 
me "desperta",
me devolve aos dias de hoje.

Tomo a cerveja
com os olhos vermelhos,
a voz embargada,
com uma vontade imensa de chorar.





13 comentários:

  1. Esse é o sentimento de todos que vivenciaram momentos tão ricos, recheado de historias engraçadas e pessoas tão especiais. Saudade.

    ResponderExcluir
  2. Rsss imagino meu pai nessa cena, esbaldando-se no carnaval!! kkkkkkk cuba e lança, não duvido...

    ResponderExcluir
  3. Anos Dourados... A alegria é você quem faz...
    Os Bailes, carnavais, amigos, as músicas e o romantismo da época,
    são lembranças queridas.

    ResponderExcluir
  4. Que saudade!... São lembranças inesquecíveis!

    ResponderExcluir
  5. A antiga sede do BTC ficou em nossas memórias, só se extinguirá após nosso último suspiro . A derrubada da antiga sede foi uma grande perda para os barrenses que frequentaram o BTC. Foi uma loucura dos conselheiros e de toda a diretoria. Não há um culpado e sim quase todos os membros da direção e conselho...agora é tarde demoliram a sede... Esta marchinha ficou em minha memória de um dos carnavais do saudoso BTC. Tanto riso, quanta alegria, mais de mil palhaços no salão.. Alerquim esta chorando pelo amor pela Colombina no meio da multidão... .

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Núbia Nonato escreveu: -"Recordar é viver, lembranças peculiares que embargam a voz, embaçam os olhos convertidas numa saudade danada que partiu sem nem ao menos nos dar tempo para as despedidas. Belo poeta"!

    ResponderExcluir
  8. Gilda M.Figueiredo Nora escreveu:-" Orlando, vc mexe com nossas emoções e as lembranças viram um filminho dos grandes carnavais e muitos bailes maravilhosos. Assisti a inauguração da piscina e vivi em solteira e depois casada com meus filhos, grandes momentos no BTC".

    ResponderExcluir
  9. Putzzzz,, até me emocionei agora !! Liindo d+++

    ResponderExcluir
  10. sinto triste em ver um clube de tanta tradição acabar, aonde meu pai frequentou, aonde passei minha infância, vendo os melhores carnavais da região e nos esportes que eu me dediquei muito em nome do BTC, fico triste que meus netos não puderam ver, trsite demais....

    ResponderExcluir
  11. Ahhh me vi com 8 talvez 10 anos..como é bom saber que ainda existe o BTC de antes, ainda que só dentro de nós !

    ResponderExcluir
  12. Mai GB :-" Lindo alguém teria q escrever sobre BTC, e esse alguém só podia ser vc Orlando, parabéns pelas palavras , tb sinto sdds desse BTC onde foram criados meus filhos, foram momentos lindos q emncontravamos amigos."

    ResponderExcluir