quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MEU PAI MORTO




                       Para o Embaixador Ovídio Melo, JUCA, autor do quadro.

Surpreendentemente,
vejo-o no banco da varanda,
aquecendo-se ao sol.

O meu sorriso, 
sem nenhum assombro, 
que coisa de doido, 
veio natural.

Alegria no rosto, 
apressado, 
prevendo nosso abraço, 
abri o portão e,
desastrado, 
parece que o assustei.

Sorrindo, 
 foi se desvanecendo.

Com olhar de quem se desculpa,
foi sumindo, sumindo e sumiu.

8 comentários:

  1. Com este gesto genial o Embaixador Ovídio Andrade Melo presenteou Rosemar Pimentel quando meu pai retornou de cirurgia no Rio de Janeiro.
    A dedicatória abaixo, de próprio punho, Juca registrou no verso do quadro que ilustra "MEU PAI MORTO"

    "Esta é a recepção que todos seus amigos gostariam de ter organizado para você. Mas convalesça em calma. Depois faremos uma festa.
    Ao amigo Pimentel, neste regresso à Barra, oferece o JUCA (dezembro de 1974)"

    ResponderExcluir
  2. Meu pai, Rosemar Pimentel, é o que está com o braço levantado, em animado discurso.

    ResponderExcluir
  3. Ana Maria Gusssen Ferreira - "engraçado , como certas pessoas ficam , para sempre visíveis na memória .NUnca tive nada próximo do dr Pimentel, a lembrança seja talvez por ter morado na mesma rua que ele , mas lembro-me dele com muita clareza e esse tempo é muito presente em minhas memórias.. mas Toninho era um imenso admirador dele como seu professor no Nilo Peçanha !o professor é um marco profundo na memória do aluno ..."

    ResponderExcluir
  4. Meu pai, Rosemar Pimentel, é o que está com o braço levantado, em animado discurso. De terno azul o professor José Costa. Dilermano é o do chapéu tombado. Destaque para a Banda de Música, a faixa de saudação, o Grupo Escolar, o vagão dos passageiros, a máquina e os condutores. Um barato, Uma mente brilhante e sensível. O JUCA é o maior.

    ResponderExcluir
  5. Maria Lúcia Elias Valle -" Muito linda a homenagem. Meu mestre a mereceu e merece.. Dr. Rosemar era um dos meus amores. Cheguei, certa vez, a lhe dizer que depois de meu pai vinha ele no meu coração. Tenho até hoje meus três cadernos grossos de Língua portuguesa dos tempos do Clássico. Voltei a eles, muitas vezes, em busca de respostas. No ultimo ano, perto da nossa formatura, ele fez um acróstico com meu nome. Até hoje eu o sei de cor."

    ResponderExcluir
  6. Marquinho Sai de Baixo - "BELA OBRA E UMA FELIZ HOMENAGEM AO GRANDE MESTRE. O JUCA CAPTOU O AR, O GESTUAL E A IMPONENCIA NATURAL DE DR PIMENTEL EM APENAS TRES TRAÇOS, BELA LEMBRANÇA.PARABENS ORLANDO E ABRAÇOS MARQUINHOS"

    ResponderExcluir
  7. Maria Célia Marques - " Bonito o que Maria Lúcia disse. Temos, com algumas pessoas, este tipo de sintonia. Lindo o poema. Emociona muito.

    ResponderExcluir
  8. Maria Inês Wernwck -"Orlando,essas recordações é que fazem a vida ser mais doce. Eu pessoalmente nunca tive gde contato com o Dr. Pimentel, mas, lembro bem e com gratidão, que ele se mostrou muito amigo do meu pai quando da sua morte e teve gesto de muita bondade com minha família nessa época. Tivemos sempre muito respeito e admiração por ele."

    ResponderExcluir