sábado, 16 de fevereiro de 2013

BARRA DO PIRAÍ

                                                                        Quadro de CidMar

                                                                        Para Valmir Oliveira Spinelli, o  “SAPO”


A Barra do Piraí da minha cabeça é,
acima de tudo, azul e branco,
além de recatada e gentil.

O Valmir foi taxativo:

-“Terra prometida é isto aqui.”

Detalho: consistia nas varandas paradisíacas
da sede derrubada do BTC,
no Medianeira, no Nilo Peçanha,
nas lembranças encravadas, 
de maneira irremediável,
no meu e no seu coração.

Recorro, novamente, ao amigo poeta:

- “ É um pontinho no mapa do Brasil,
    mas pobre é quem ainda não te viu”.

Permito-me, aqui, alteração no tempo verbal: 
não mais o presente do indicativo, 
mas o tristíssimo pretérito imperfeito do verbo ser.

Não é...era.

Meus Deus!

Era um “pontinho”,
mas era 
escandalosamente feliz.


7 comentários:

  1. Homenagem lindíssima ao meu pai, artista nato, pai perfeito, marido fabuloso e um grande homem á frente do seu tempo! Obrigada Sr Orlando!

    ResponderExcluir
  2. Cybele Pimentel Sá - " Parabéns! Justa homenagem ao Valmir, um "barrense" comprometido com seus amigos e as festas no Azulino sempre tão saborosas. Carnaval, festa de debutantes, bailes das bruxas, do Sorriso e da Flor com João Gilberto ainda começando a sua vitoriosa carreira... enfim. Grandes e deliciosas recordações. Vale, meu irmão".

    ResponderExcluir
  3. Shirley G Viana escreveu: - Se ainda é pretérito imperfeito na lembrança, pode estar certo que é presente do indicativo na saudade! Como diz Quintana: "...a saudade faz as coisas pararem no tempo"!

    ResponderExcluir
  4. Uma bela homenagem á nossa Barra querida! Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Me fez voltar ao passado.... Eu era feliz e nao sabia. Grande abraco.

    ResponderExcluir
  7. Lindo Orlando! Maravilhoso! Só podia ter sido escrito por alguém de sobrenome Pimentel, com a sensibilidade característica de sua família. Parabéns!

    ResponderExcluir