quarta-feira, 15 de maio de 2013

O BLOCO DO SERENO



                                      Para João Bosco (Boa Pinta)

De uma das mesas
do Moulin Rouge,
minha cabeça,
na velocidade da luz,
e em sentido inverso
ao das horas,
atravessou o Atlântico
e me deixou na sacada
do Correio da Barra,
sob a proteção
do Chequer Elias.

Foi de lá que eu vi.

Era uma sexta de 1958.

Apinhada, 
a rua Governador Portela
aguardava, 
em desvario,
o Bloco do Sereno.

Assustado,
vi um veículo,
entre o foguetório,
abrindo espaço
na multidão.

Na frente,
sorrindo,
extasiado,
braços abertos,
pintando e envernizando,
bordando, 
chuleando
e engomando,
quase levitando,
João, 
não o “Trinta”,
mas o nosso
 “Boa Pinta”.

Em trono de realeza,
no alto do caminhão,
Angelita Martinez.

A vedete de maiô,
exibia as coxas mais
inacreditáveis e
cor de rosa que já vi.

Aos catorze anos,
olhos arregalados,
estatelados,
perdi a voz.

Quanto mais
as coxas
se aproximavam,
e eu já não via
mais nada
além das coxas,
mais eu tremia.

Quando, acho,
ia desfalecer,
o som de um pistom
e um piscar de olhos,
em um átimo,
me retornaram
ao Moulin Rouge.

Meu Deus!
Por quê?
Estava tão bom.


9 comentários:

  1. Gostei desta lembrança,voltei aos meus 28 anos de jovem com meu amigo e companheiro João "Boa Pinta" Parabéns Orlando.
    Odir

    ResponderExcluir
  2. "Boa Pinta" era, nos anos 50, sinônimo de "gatinho". O João Bosco, o João Boa Pinta, figura mítica invejada por todos nós, atingiu o ápice com a criação do "BLOCO DO SERENO". Homenageio, agora, mais um dos ídolos da minha juventude.

    ResponderExcluir
  3. Em nome desta figura mitológica e amada por todos nós, agradeço de coração esta linda homenagem a meu saudoso pai e também seu admirador, saudades de você um expoente de nossa amada Barra do Piraí. Fique com Deus!

    João Bosco Sene Silveira Junior

    ResponderExcluir
  4. João Bosco foi um grande amigo que nos deixou cedo.Ele fazia a alegria do nosso carnaval.Também estava na praça quando a Angelita Martinez foi trazida por ele.Linda,corpo escultural,estrela brilhando na passarela.Realmednte os homens literalmente babavam,Depois ,em outro ano,veio ESter Tarcitano e muitas outras beldades.Saudade de João,grande carnavalesco,amante da vida e meu amigo.Muito linda a homenagem e merecida.

    ResponderExcluir
  5. João Bosco Sene Alice escreveu: "Já vimos e adoramos novamente! Seus comentários, narrativas e poemas, são muito admirados por nós, e jamais soariam como repetição, e sim como renovação. Obrigado! Grande abraço!"

    ResponderExcluir
  6. Que lindo, meus olhos estão cheios de lágrima, que saudade do meu pai...

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha 13 anos e esperava sempre a chegada do bloco.Lembranças e muitas lembranças!

    ResponderExcluir