domingo, 2 de novembro de 2014

DANDO NOTÍCIAS





- “O amigo anda com poucas palavras”.

Estou, novamente, as voltas com o Rosa.
Relendo Sagarana,
no meio do “Burrinho pedrês”,
onde estou montado, sem sela,
no “Sete-de-Ouros”,
debaixo de aguaceiro
que só Deus para acudir.

Dize-me: - “Saudade de palavras!”

Como ousar com palavras
ao lado de “Um chamado João”,
poema de outro monstro
chamado Drummond?

Quando em maré
de leitura dos mestres,
sinto-me apequenado,
vexado com minha ousadia. 
Coloco na gaveta de chave,
os bloquinhos com as canetas.
Volto a ser apenas o caipira
que é, na verdade,
do que mais sei e gosto.

Grato pela preocupação.

Um beijo com o jeitão,
o gostinho e o cheiro
do Grande Sertão.


4 comentários:

  1. Sagarana é uma saga! Em astúcia, manha e prosa...

    ResponderExcluir
  2. Maria Célia Marques escreveu: -" Sabiamente, metaforizando a experiência da velhice, num burrinho experiente que sabe se orientar onde cavalos de boa montaria sucumbem, vejo como aqui em casa, minha gatinha Samira, é como os animais do Rosa que se transformam em heróis, questionando o saber dos homens com o seu suposto não saber. Saudade das palavras de um estranho chamado João que tinha pastos, buritis plantados no peito. Vegetal ele era, ou passarinho? Tinha pinta de boi risonho.O amigo não se avexe, pois que a ousadia é prece neste mundo onde campeamos as chaves da nossas palavras mudas que crescem nas frestas das gavetas fechadas. Teimosas!"

    ResponderExcluir
  3. Gilda M. Figueiredo Nora escreveu: -"Muito bem acompanhado do fabuloso João sorvendo a sabedoria e magia do Sete-de-Ouros, que se deixa levar sem lutar contra a correnteza... rss Sabedoria de ouro."

    ResponderExcluir
  4. Maria Alice de Toledo Gaspar escreveu:-" Também amei! Tentei, por duas vezes, publicar meu comentário...sem êxito. O do Envelhecendo..consegui..rsrs. Declaro a minha total ignorância. Sobre o Dando Notícias. resumo em uma só frase: Encantador! Nâo se apequene diante de monstros sagrados de nossa literatura, solte as suas palavras ao vento. São lindas e não devem ficar presas em gavetas fechadas...Aplausos, Orlando Pimentel!"

    ResponderExcluir