quarta-feira, 26 de junho de 2013

SÓ DEUS SABE.



Quando a campainha tocou, 
o relógio marcava 16h.
De bermuda e deitado, 
lia Nelson Rodrigues.
Levantei-me. 
Descalço fui abrir a porta da frente.

Da varanda vi minha mãe. 

Sua acompanhante
 apresentava semblante de preocupação.

Antes que pudesse me manifestar,
Mary Joe se adiantou:

- “Vim ver o meu neto.
Um amiguinho dele passou
lá em casa e me disse
que o Vinicinho se machucou.”

Disfarçando, a acompanhante
 constrangida, balançou a cabeça em negação.

Após breve hesitação, 
tempo para saber o que falar,
sorrindo,defini:

 Não aconteceu nada com o Vinicius.
Será que a senhora não sonhou?

Firme a mãe insistiu:
- “Quero ver o Vinicinho”.

Mãe, respondi ainda sorrindo,
o Vinicius já tem 43 anos.
Já não mora aqui há muitos anos.

Foi como se tivesse despertado:

- “É isso mesmo... 
O Vinicius mora em Valença."

Como que pedindo desculpas, continuou:

"Meu filho, não sei o que ocorreu.
Não ando com a cabeça muito boa.
Acho que é a idade.
Quantos anos eu tenho”?

A senhora tem 91.
No mês que vem vai fazer 92.

Já totalmente lúcida,sorriu.


Olhou-me, 
balançou a cabeça
em auto reprovação,
acenou em despedida,  
e começou a caminhar
de volta para sua casa.

Ainda pude ouvi-la falar
com a acompanhante:

-“Caramba...91, quase 92 anos,  
onde será que vou chegar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário