domingo, 16 de junho de 2013

A FOTO DE ATAIR



Cumprir  os ajustes,
foi sempre coisa minha.

Com a fotografia copiada
e a dedicatória impressa,
fui para casa de Mary Joe.

Entrei anunciando;
trouxe-lhe a foto da Atair,
sua amiga de quem falamos ontem.

Sorrindo esticou as mãos.
Procurou os óculos no pescoço
e deu a primeira impressão:

-“Bonita foto...mas eu não a reconheceria.
Deve ser o tempo, não é, meu filho.
Muito tempo passado.”

Enquanto falava,
mantinha os olhos na foto,
sorria deliciada.

- “Quando você arranjar um tempinho,
vamos fazer-lhe uma visita”?

Disse olhando para mim,
como se procurasse uma confirmação.
Voltou a olhar a fotografia.

“É, ela diz que já não mora em Barra
mas não revela o novo endereço”.

Sem muito pensar, posicionei-me:
- Sua amiga agora mora no céu.

Nada mais perguntou.

Com a foto na mão direita
caminhou dois passos em minha direção.
Encostou a cabeça em meu tórax,
do meu lado esquerdo.
Percebi, como até então nunca,
a fragilidade física de minha mãe.

Estático, não me manifestei.

Envolveu-me com os braços,
com a foto na mão em
suave e longo abraço.

De repente, baixinho,
 bem baixinho,
como se não quisesse incomodar,
começou a chorar.


4 comentários:

  1. Maravilhosa a nossa sempre querida e inolvidável D.Atair Carvalho Milagres.Em troda sua vida foi firme forte como um carvalho e muitos milagres fez com seus alunos,orientando-os,ajudando-os nas dificuldades,mostrando-lhes que todos são caoazes.Era uma fofura. O sorriso,seu cartão de visitas.Dela,fica a saudade e um carinhi imenso.

    ResponderExcluir
  2. Cybele Pimentel de Sá escreveu:-"Lembro-me do último encontro dela com mamãe. As duas se abraçaram muito fortemente e imediatamente começaram a conversar esquecidas do mundo. Olhinhos brilhantes a recordar as travessuras inocentes dos tempos do Medianeira. Passaram um dia maravilhoso. Despediu-se prometendo voltar. Não deu. Mas o sorriso e a presença continuam marcadas em minha memória. beijos , Celinha. Sua mãe sempre foi uma querida."

    ResponderExcluir
  3. Maria célia Marques escreveu: -"Orlando, que lembrança mais bonita você me trouxe. Lembro bem desta história. Ri muito. Sei que , embora ela não lembrasse no momento, elas eram amigas inseparáveis desde a época do Medianeira. Lindo este pedaço da sus poesia, chego a me emocionar. -“Bonita foto...mas eu não a reconheceria. Deve ser o tempo, não é, meu filho. Muito tempo passado.”
    Enquanto falava,mantinha os olhos na foto,sorria deliciada.
    - “Quando você arranjar um tempinho, vamos fazer-lhe uma visita”?

    ResponderExcluir
  4. Maria Célia Marques escreveu: "Cybele, que bom ler o que você escreveu. O último encontro! Também me emociono com esta despedida. Prometeu voltar, mas não voltou fisicamente. Com certeza visita Zezé, como a chamava. Tão bom essa amizade"!

    ResponderExcluir