quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

DUAS MULHERES



Estancou-me
a novidade:
o quadro na parede.

Duas mulheres:
uma de frete,
 outra de perfil.

O questionamento primeiro:
duas ou uma única,
de frente e de perfil?

Remeteu-nos
aos anos 70,
e nos trouxe,
forte, muito,
a imagem saudosa
da doadora já encantada.

Criamos,
imaginações férteis,
história de amor,
desencontro,
paixão,
reencontro.

E lá vem François Malherbe
martelar minha cabeça:

- “ Ela viveu o que vivem as rosas,
o espaço de uma manhã”.

Seriam as duas uma única ?

O título, “Duas mulheres”,
diz que não.

Será?

A análise crítica
estabelece diferenças;
uma triste e atormentada,
outra, atrevida, desafiadora.

Depois, filosofando,
reabre-se a questão:
- “São dois “eus”
de uma pessoa.
Qual “eu” sou?
Quem sou “eu”?

Sementeira de dúvidas,
nó que não me cabe desatar.

Volto ao início.
Estanco.
Sigo em frente.



2 comentários:

  1. Um dia ainda terei o imenso prazer de apresentar o poeta Orlando Pimentel ao seu conterrâneo Marcelo Carrera, ilustrador plástico autor do referido quadro. E será meu dia de sorte, talvez regado com maravilhosas cervejas e conversas....

    ResponderExcluir