segunda-feira, 2 de março de 2015

O ENCANTAMENTO DE MARY JOE


                                         Para minha irmã Cybele. 

Maria Célia Marques poetizou:

“Mary Joe, no domingo de carnaval,
pediu passagem e passou para sempre”.

É, mas não foi assim, sem mais nem menos.

Mary, que foi sempre um “general”,
exigiu um ritual, toda uma preparação anterior.

Convocou a presença da filha tão amada,
Cybele, companheira de sempre e apoio em tudo,
para passarem juntas a noite; uma despedida?

Noite em claro, conturbada, de dores e delírios:
-“Precisamos fazer um bolo para o Rosemar”
-“E os meus pais? Estão atendendo bem a eles”?

Depois, uma ambulância, um quarto de hospital.
          Na cama, já no soro, comigo em pé a seu lado.
apoiou-se em meu braço esquerdo, 
projetou seu corpo para um abraço, com o qual,
suponho, em último afago, tenha se despedido de mim.

Com a ajuda do oxigênio, aquietou-se.
Parecia dormir... tranquilizou a todos nós.
Pouco depois, a afirmativa hesitante da neta Bianca:
-“Pai...acho que a vó parou de respirar”.

Mary havia se encantado,
foi rever os de um passado tão querido,
livrar-se das limitações que a idade lhe impunha.

Em uma lufada de vento, foi ser, nova e plenamente,
Maria José Andrade Pimentel.



9 comentários:

  1. Núbia Nonato escreveu: -" Imagine um anjo que por acaso venha te buscar/ Esse anjo te sauda e com gestos leves se aproxima/ percebes em suas mãos uma rede de filó/ Zás! Ele te captura, desmancha teias, desfaz nós/ liberta-te não sem antes te conceder mais uma viagem/ Transmuta-te em uma linda borboleta que ao alçar voo destila o pó da saudade."

    ResponderExcluir
  2. Maria Célia Marques escreveu: -"... lindo o seu desabafo em forma de poema. Em todos os domingos de carnaval não esquecerei deste encantamento. Ficará marcado em minha memória esta bendita "lufada de vento".
    A nossa Mary Joe (permita-me?), com o seu ritual, pensou na estabilização e no fortalecimento da família que reuniu ao seu redor. Penso que, neste rito simbólico, ela visualizou a mudança que iria acontecer e celebrou a nova vida com um bolo para o Pimentel. Parece que prenunciava uma festa com a família “de lá” onde, como anfitriã, desejava que seus pais fossem bem recebidos e atendidos. Existe encantamento mais bonito do que este?

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo Ayres escreveu: -" Um poema a altura desta grande personagem. Ficou lindo!"

    ResponderExcluir
  4. Cybele Pimentel de Sá :-"Tudo está lindo e verdadeiro até o final em que deixa de ser personagem, a querida Mary Joe sempre tão elogiada , para assumir a sua identidade legal, esposa de Rosemar, não mais viúva. De todos os momentos que pude presenciar, nas inúmeras despedidas que fez, o gesto de puxar você para o abraço final foi o mais lindo. Ela o amava muito e sempre falava de sua força, de seu carinho e de sua alegria sempre narrando histórias com sua voz alta e teatral. Gostava também de nos observar conversando ao lado dela. Ficava embevecida ao ver a cena. E feliz, muito feliz com a nossa amizade. Você foi um filho muito amado e muito presente".

    ResponderExcluir
  5. Tânia de Oliveira Ayres escreveu: -"Com certeza ela irá encontra-se com os dela ,que já se foram e livrar-se das limitações da idade.Ela está melhor do que nós e ,mais presente na vida de vocês,protegendo a todos ,como fez a vida inteira.Muita força para todos!"

    ResponderExcluir
  6. Lucy Paixão escreveu: -"É encantador participar de seus sentimentos expressos em poemas. Obrigado Orlando Pimentel por nos encantar. Sua mãe sempre estará presente."

    ResponderExcluir
  7. Rosana Bensiman escreveu: -"Lindíssimo e emocionante... Chorei, amigo! Transmutar a orfandade em algo coberto de reverência e longe da tristeza, faz de você o vencedor de todo e qualquer desafio poético. E nós é que fomos premiados. Parabéns!!!"

    ResponderExcluir
  8. Nossa queria Zezé Pimentel merece sempre ser homenageada,cantada em verso e em prosa...ela foi a própria poesia de vida.E permanece viva,em nossa saudade.Uma grande mulher,uma amorosa mãe,uma avó dedicada,uma esposa apaixonada e uma grande amiga.Lindo o poema!

    ResponderExcluir
  9. Maria José Andrade Pimentel Zezé Mary Joe Tia Ze. Volte aqui. Não deu tempo de pegar sua receita de feijão com loro.

    ResponderExcluir