quinta-feira, 17 de abril de 2014

CORDISBURGO


                                        
                                  Para Rosana Bensiman

Repentinamente,
nuvem densa,
cogumelo atômico
tomou a rua do Frei Estevão,
útero de Cordisburgo.

Alucinação “absíntica”?

Com o “desadensar”
vi, assustado,
o sumiço das casas,
de todo o povaréu.

Voltou tudo virado
imensa boiada,
grande sertão.

Na dianteira,
comissão de frente.
Seis cavaleiros.
Identifiquei
Riobaldo e Diadorim.

Na frente de todos,
o maestro mestre,
em cavalo alazão,
de capa comprida,
de chapelão,
levitava
metro e meio
acima de todos,
acima do chão.

Era São João
Guimarães Rosa.

7 comentários:

  1. Estive, há dias, em Minas...mais ainda... estive em Cordisburgo, na casa do Rosa. O poema, dediquei a Rosana (de Rosa) Bensiman, mas é para todos os que já se contagiaram com a magia do “GRANDE SERTÃO: VEREDAS”

    ResponderExcluir
  2. Maria Célia Marques escreveu: -"A poeira, como nuvem densa formatada em cogumelo, desadensou e deixou-lhe ver a boiada e o sertão. Na comissão de frente os seis cavaleiros, dentre eles Riobaldo e Diadorim. O maestro e mestre, no seu cavalo alazão, levitava. Viva São João Guimarães Rosa!."

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula Salgueiro Lima Macedo escreveu: - "Queria aplaudir , mas não sei colocar a figurinha de aplausos . Adorei !"

    ResponderExcluir
  4. Apreciando Orlando Pimentel que com muita sabedoria "rabisca" a beleza e a eterniza codificando em palavras....

    ResponderExcluir
  5. Rosana Bensiman escreveu: - "Querido amigo, para mim é uma honra imensa voce me dedicar a sua transpiração, inspirada a partir da sua imersão física em solo sagrado. Muito obrigada... Não somente eu, mas também Guimarães Rosa apludimos de pé essa sua capacidade genial de abrir leques surreais e sensacionais dentro das obras dele. Quando os leio, tenho a nítida impressão de que, em suas noites de sono, voce se encontra com Guimarães Rosa, ele lhe dita trechos que ficaram faltando, e ao acordar, vc os transcreve, mas de forma ainda mais interessante, como um filho que traz a genética, e quer homenagear seu pai com uma linguagem mais jovem. Voce é a inovação de Guimarães Rosa. Meu amigo, confesse aqui entre nós que vc tem se encontrado às escondidas com ele hahahahaha! E eu te confesso que quando reler Guimarães, vou reclamar mentalmente que estão faltando impressos nos livros, os seus trechos, Orlando Pimentel! E prontamente vou acessá-los no meu tablet, para não cometer a heresia de me frustrar ao terminar o livro. Mas isso é um segredo. Por favor, não conte a ele"!

    ResponderExcluir
  6. Na alucinação absíntica, também surge Manuelzão, montado no burrinho pedrês e arrastando as botas no chão...

    ResponderExcluir