quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ACABOU



                                                   Para Beth Nunes com crescente admiração.

Na antevéspera,
só pode ter sido uma premonição,
ainda na cama, 
disse-lhe
olho no olho, 
quase suplicando:
-"Não saia da minha vida,
não me abandone nunca".

Dois dias depois, 
na sala, com uma das filhas,
ouvi o som alto e denunciador
de mensagem no celular.
No texto curto,
um rompimento inesperado, absurdo.
Desligo.

Trêmula, disfarço e invento 
mais uma mentira,
antecipando-me a filha
que queria saber se era seu pai.

Tranco-me no banheiro.
Leio e  releio; 
uma, três, dez,
sei lá quantas mil vezes
antes de deletar.
Apenas três linhas
foi o que mereceu
história de dez anos: 

- “Não mais. Acabou. Já não faz sentido".


Há seis meses 
procuro um sono que não chega,
 que me enfia, goela adentro,
de quase me fazer regurgitar,
a insônia que, invariavelmente,
me empurra para os braços tatuados,
para o cheiro embriagador do “Azarro”,
para os dentes 
que mordem sem deixar marca externa, 
mas que estraçalham por dentro,
e que me faziam, 
em algumas tardes,
meu bom Deus que me perdoe,
 sentir-me mulher.


5 comentários:

  1. O Buarque é ainda mais genial quando se traveste e questiona a alma feminina. Sei, também, que temos menos domínio da nossa vida do que pensamos ter. Finalmente, penso que devemos nos perdoar, pois Deus já nos perdoou.

    ResponderExcluir
  2. Gosto imensamente de ver homens tentando nos sentir mais profundamente...

    ResponderExcluir
  3. As mulheres, em algumas situações, como por exemplo a narrada, ficam tão fragilizadas que são obrigadas a se trancarem em si mesmas. Como poderiam tocar em assunto semelhante que é muito mais comum do que se possa imaginar. Para cada "Belle de Jour" há um "belo da tarde" que seduz, hipnotiza, certo de que "só as mulheres amam", aproveitam-se do fato, usam e abusam e quando lhes interessa, "tiram o time de campo". Acho importantíssimo o trabalho desenvolvido pelo Chico Buarque que, via letra de música, meio de comunicação de grande aceitação, procura, se não reabilitar, justificar as ocorrências da alma feminina.sou fã de carteirinha das mulheres.

    ResponderExcluir
  4. Em “ACABOU”, mulher narra o desfecho indesejoso de caso que tinha com um rapaz. Já foi postado. Agora, o ”ACABOU”, revisado, homenageia a poetisa Beth Nunes. Bênção Beth.

    ResponderExcluir
  5. Quem sou eu, amigo querido, para me pedir a bênção?...
    Você já o é, e por Deus!
    Obrigada pela homenagem, pelo labor com as palavras por mais uma investida pelo mundo feminino!!!
    Parabéns e sucesso, sempre!

    ResponderExcluir