sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CONFISSÃO


                                                                 Para Mirela Blazutti Anchite


Agora dei para isto: 
quando menos espero
a imagem dele 
está em minha mente,
 quase ao meu lado.

Zango comigo e falo 
olhando-me no espelho:
“Criatura, você é mãe 
de três filhos... é avó”!

Era coisa 
totalmente esquecida,
perdida como os quase 
cinquenta anos passados,
na qual nem mesmo eu 
já me ligava mais.

Não era, na verdade, 
coisa nenhuma.
Desimportante,
apenas lembrança desbotada 
e que, frustrada,
constato, só agora 
na atualidade,  
sua unilateralidade.

Coisas da infância, 
criação da mente, 
 paixão de aluna 
aos seis anos, 
pelo colega, pelo professor.

Como o pote de ouro 
no final do arco-íris, 
existente apenas 
na menina ensimesmada 
e sensível que fui.

Se o visse, 
nos dias tão distantes de hoje,
se cruzássemos, 
via ciladas que a vida nos arma
a mesma calçada, 
certamente não nos reconheceríamos;
nem eu a ele, o que lamentaria, 
e muito menos ele a mim.

Um dia, 
e que coisa mais estranha é a vida,
sem que previsibilidade nenhuma 
pudesse justificar,
sem que me lembre como e via quem,
navegando inocente neste bandido
 e tão querido “facebook”,
vejo sua foto e, o que foi pior, 
o que foi fatal: li seu texto.

Ah!.. para quê? 
Mãos trêmulas, 
nocaute... 
lona na hora.

Fui adicionada ou adicionei? 
Nem isto, juro, mais eu sei.

Como disse, não foi lento nem progressivo.
Foi instantâneo, imediato, súbito.
Como uma brisa, 
até um pouco mais forte,
com intensa fragrância 
de saudades soprando em mim.

Apesar dos anos passados, 
tonta, voltei a me encantar,
sentindo falta de ver, 
de querer tocar, 
 de conversar
com alguém para quem, 
na verdade, nunca existi,
e de quem,
 a vida inteira ausente, 
nunca esqueci.


12 comentários:

  1. Herman - " Imaginativo o nosso dentista-poeta-empresário. Não fosse vascaíno, eu nem acreditaria...

    ResponderExcluir
  2. Grazia Camerano - "Que delícia de texto!Imaginação anda solta....."

    ResponderExcluir
  3. Mirela - Orlando, obrigada por seu carinho comigo , sempre! Por lembrar de mim... Vc é um charme de pessoa , e escreve com a maior sensibilidade e delicadeza.

    ResponderExcluir
  4. Luiza Márcia - " beleza e sensibilidade!!! Marca registrada."

    ResponderExcluir
  5. Maria Esther Figueiredo Alves - " Belíssimo texto! Comovente!

    ResponderExcluir
  6. Quando fiz imaginei a Mirella declamando, no estilo de Bethânia e, posteriormente, seguindo cantando algo bem bonito, talvez “Eu sei que vou te amar...”.

    ResponderExcluir
  7. Mirela - "Ficou lindo demais, estou sem palavras ...
    Tenho que agradecer novamente e falar que sou sua fã por tudo que vc é e por tudo que vc faz. Um abraço com carinho , da Mirela".

    ResponderExcluir
  8. Hira Cerqueira - " Lindo texto! Parabéns pela sensibilidade. E sim, concordo que seria lindo declamado e depois " eu sei que vou..." Com a Mirela ou Bethânia ou Nana quem sabe"?

    ResponderExcluir
  9. Thereza Cristina Souza Lima - "Mais uma maravilha de sua autoria. Sou sua fã de carteirinha rsrsr. Abraço"!

    ResponderExcluir
  10. Fez-me lembrar o "gato" do Chico (aquele... B. de Holanda) que saca a alma feminina como, quiçá, meu amigo Orlando! Amei!

    ResponderExcluir
  11. Pois é...aqui vc retrata muito bem o encontro do virtual com o real. E ñ se trata de confundir, e sim, uma inteligente demonstração da casualidade!!!

    ResponderExcluir
  12. Ah o Tempo ... Ah o Facebook... Ah foi lindo !!!

    ResponderExcluir