quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

PRÓXIMA PARADA



Após setenta e dois anos
entre erros e acertos,
procuro um norte para o que
ainda possa haver de futuro.

Recorro a genética e vejo que meu pai
encantou-se aos sessenta e nove anos.
Já passei da hora!
Socorro-me com Mary Joe
que resistiu até aos 93.
 Mais 21 anos não dá
e também não quero.

O passar dos trens de carga da MRS,
extremamente barulhentos mesmo ao longe,
me relembra ter sido, Barra do Piraí,
o maior entroncamento ferroviário do Brasil.

Devaneio para a década de 50 e lá estou eu,
sentado na poltrona de um vagão
dos equivocadamente eliminados trens de passageiros.

Surge o bilheteiro, fardado, gritando:
-Próxima parada... Estação do "Encantamento”.

Fingindo não entender, faço cara de paisagem.

O bilheteiro, um tom acima, repete:
-Próxima parada... Estação do "Encantamento”.

Preocupado com minha indiferença,
Inclina-se ao lado da minha poltrona e
 vaticina, baixinho, no meu ouvido :

-Passageiro de Barra do Piraí...
próxima parada, Estação do "Encantamento”.

7 comentários:

  1. Muito belo e infelizmente, realista!

    ResponderExcluir
  2. Um poema que envolve encanto e coragem, aborda o que mais assusta o homem, mas de uma forma encantadora. Gostei muito, meus parabéns, pelo poema e para este dia tão importante para você e aqueles que o cercam.

    ResponderExcluir
  3. Setenta e dois anos é a idade da sabedoria.Você está muito bem.Ainda tem muitas paradas até chegar na ESTação do Encantamento.Tem as eStações dos netos,bisnetos,bodas de Platina.Parabéns pela data e muitas alegrias sempre.

    ResponderExcluir
  4. Shirley G. Vianna escreveu: -"Ora, Orlando, você tão preocupado com a "próxima parada", com a hora da chegada ou da partida, tanto faz, e esquece da estrada linda que você pavimentou com a sua poesia. Quem encanta a tantos com seus versos, não deveria levar tão a sério a "hora do encantamento". Você já se eternizou na poesia, Orlando, deixou de ser um simples mortal! Parabéns por mais essa nova idade e que a ela se somem os 21 anos, que você nem almeja, mas que a genética materna - bendita seja !- lhe favorece. Até lá, há muito a usufruir e a nos encantar! Felicidade sempre!"

    ResponderExcluir
  5. ROSANA BENSIMAN - " Li há dois anos, e pretendo reler esse poema por muitos biênios, republicado sempre por você em pessoa, meu caro Orlando Pimentel. A sua “Estação do Encantamento” está longe, quase no infinito, biênios e biênios de distância. Continue sem “se mancar”, pois a sua viagem está muito longe do fim, e em cada parada tem mais gente embarcando para trilhar nas suas escritas, que impedem que o nosso país mergulhe de vez na falta de cultura.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns à você pelos 72 e pelo belo poema. Seu desembarque vai longe, lá além, bem depois daquela serra, que tarda a chegar! Ainda tem muitos trilhos para você viajar e nos encantar com seus escritos e sua amizade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luis Pio Pedro. Grato pelo comentário acima. Não saiu o seu nome. Não sei a razão. Vou perguntar ao Ronaldo Ayres

      Excluir